Principais dicas de RH para pequenas empresas

Como profissional de RH de uma pequena empresa, seu trabalho pode parecer interminável – sempre há algo mais que você pode fazer para melhorar sua organização. É por isso que é importante adotar este conselho de RH: não pergunte o que você PODE fazer; pergunte o que você DEVE fazer.

Reunimos uma lista de algumas de nossas dicas de RH favoritas para gerenciar cada área-chave do seu trabalho.

Você pode usá-los para otimizar processos, economizar tempo valioso, criar uma melhor cultura da empresa e muito mais.

Dicas de RH para recrutar os principais candidatos

Elimine etapas desnecessárias no seu processo de contratação.

No mercado de contratação atual, a velocidade é essencial para conquistar os melhores candidatos para sua organização. Dê uma olhada no seu processo de contratação e pergunte a si mesmo se todas as etapas são realmente necessárias. Os candidatos realmente precisam participar de nove entrevistas ? 

Todas as seções do aplicativo são realmente úteis? Uma boa maneira de obter uma nova perspectiva de seu processo é assumir o papel de candidato e se candidatar a um emprego em sua organização, completo com várias rodadas de entrevistas e uma oferta final. Isso ajudará você a ver como se sente desde o final do candidato.

Dicas de RH para gerenciamento de desempenho

Fale sobre desempenho com mais frequência.

Mais e mais organizações estão eliminando as revisões anuais de desempenho em favor de conversas menos formais e mais frequentes. Se sua organização ainda não entrou nessa onda, agora é a hora. Avaliações de desempenho mais frequentes beneficiam gerentes e funcionários, pois eles podem discutir eventos atuais e trocar feedback mais relevante e oportuno.

Simplifique as análises de desempenho.

Nada atrapalha o gerenciamento de desempenho, como as pesquisas com 50 perguntas que levam horas para serem concluídas. Para manter funcionários e gerentes envolvidos no processo de gerenciamento de desempenho, é necessário torná-lo simples e acessível. Deveria parecer uma oportunidade para fornecer um feedback breve e genuíno, em vez de apenas mais uma brincadeira.

Uma maneira de fazer isso é usar avaliações de desempenho que fazem apenas algumas perguntas significativas, como “O que o [Empregado] faz bem?” Mantendo-o simples, deixa mais tempo e energia para seu pessoal trocar feedback importante e tornar realidade melhorias.

Conversas separadas sobre gerenciamento de remuneração e desempenho.

Em muitas organizações, a remuneração está intimamente ligada ao desempenho. Embora isso não seja necessariamente uma coisa ruim, falar sobre remuneração e desempenho na mesma conversa pode prejudicar a precisão e a honestidade do feedback. 

Os funcionários podem fazer ou dizer o que precisam para “ganhar” mais dinheiro, e os gerentes que sentem pressão orçamentária de cima podem atenuar uma revisão positiva para evitar um aumento. No entanto, se você separar essas conversas, funcionários e gerentes terão espaço para discutir abertamente o desempenho sem a pressão adicional das decisões de remuneração.

Conclusão

Essas dicas para profissionais de RH devem ajudá-lo a dar os primeiros passos sobre os elementos mais importantes para o sucesso da sua organização. 

Escolha uma coisa para focar, trabalhe até terminar, e escolha sua próxima prioridade. Eventualmente, você mostrará a lista de tarefas a fazer, quem é o chefe e a sua organização.