Resolução de Conflitos no Local de Trabalho

Podemos chamar de conflito qualquer desacordo ou comportamento que interrompe o fluxo de trabalho, impede a colaboração ou sufoca a criatividade. Não importa a causa desses conflitos, eles são inevitáveis. 

Os profissionais de recursos humanos geralmente têm a tarefa de resolver conflitos no local de trabalho, e a maneira como lidam com o gerenciamento de conflitos no trabalho não afeta apenas as partes envolvidas, mas também produz um efeito cascata na maneira como outros funcionários veem a empresa.

Continue lendo para obter informações de um painel de especialistas em RH sobre como gerenciar efetivamente os conflitos no trabalho.

Comece com processos

Os especialistas em RH concordam que é importante comunicar claramente as políticas da sua empresa e o processo de resolução de conflitos desde o início. No mínimo, verifique se eles estão incluídos no manual do funcionário e se a gerência os entende completamente.

Um passo adiante pode ser dado fornecendo treinamento aos gerentes de linha de frente sobre como gerenciar conflitos no local de trabalho. Como o RH geralmente não está ciente do conflito até que ele se torne uma situação escalada, armando gerentes com o conhecimento de como reconhecer e lidar com conflitos de maneira confiável, ajudará as organizações a gerenciar o conflito com mais eficiência.

A resolução de conflitos também pode ser parte integrante da cultura da empresa, como na criação de um processo de responsabilidade interna que fornece aos funcionários um sistema para lidar com conflitos. 

Reuniões de resolução de conflitos

Se o tempo de espera entre o conflito e a resolução determina a saúde de um relacionamento, como teoriza o autor da Crucial Conversations, Joseph Grenny, a maneira ideal de gerenciar conflitos no local de trabalho é cortá-los pela raiz. Mas isso nem sempre vai acontecer. Quando o conflito chega a um determinado ponto, pode ser necessário contratar um profissional de RH e/ou um gerente para ajudar a resolver as coisas.

Quando o conflito aumenta

Isso acontecerá em algum momento; apesar de todos os esforços para encontrar uma solução, alguns conflitos no local de trabalho aumentam. Lidar com essas situações de maneira adequada e eficaz é fundamental. Os conflitos que não foram resolvidos e continuam a aumentar são altamente tóxicos e podem causar danos permanentes ao seu negócio. Importante lembrar que a empatia é a chave para diminuir o conflito. Quando um conflito aumenta, isso significa que as coisas estavam apodrecendo ou as soluções apresentadas não eram viáveis. Além de ter empatia com ambas as partes, também é importante tentar chegar a uma solução que seja agradável para ambos os lados e não imposta pelo gerente, RH ou direção. 

Garantindo que o mesmo problema não aconteça novamente

Os melhores processos de resolução de conflitos não apenas resolvem os problemas atuais, mas ajudam a se proteger contra o mesmo problema que acontecerá no futuro. Vários especialistas aconselharam abordar os problemas o mais rápido possível para evitar que eles fervam e gerem conflitos recorrentes.

É preciso ter visão mais ampla da cultura ou da comunicação dos funcionários. Quando há conflito no local de trabalho, pode não ser apenas uma reflexão sobre os funcionários específicos envolvidos, também pode ser uma indicação de que algo precisa mudar no ambiente para criar um grupo mais coeso. 

Encontrar Oportunidade na Resolução de Conflitos

A resolução de conflitos geralmente cai sob a égide do RH. Um profissional de RH verdadeiramente inspirado não apenas o gerenciará com eficácia, mas também reconhecerá as oportunidades ocultas que ele oferece para criar um melhor ambiente de trabalho geral.

Chega um momento em que o RH pode usar um impulso, e é aí que a Coast RH entra. Descubra como apoiamos os profissionais de RH com as ferramentas certas para que eles possam se concentrar no que realmente importa.