Passo a passo para um Processo efetivo de Recrutamento

Encontrar e reter funcionários talentosos é uma parte vital de qualquer negócio de sucesso. No entanto, é difícil encontrar funcionários qualificados e manter por perto e ainda, a substituição de um funcionário assalariado custa uma média de 6 a 9 meses de salário.

As empresas podem reduzir a rotatividade de funcionários e os custos de substituição de funcionários, implantando um processo de recrutamento eficaz.

Continue lendo para saber mais sobre as melhores práticas e as etapas para um processo de recrutamento bem-sucedido.

O que é o processo de recrutamento?

O processo de recrutamento é a etapa para atrair e selecionar um novo funcionário para preencher uma vaga em uma organização. Esse trabalho geralmente é realizado por gerentes, gestão de recursos humanos, recrutadores ou uma combinação dos três.

O processo de recrutamento envolve encontrar o candidato com as melhores habilidades, experiência e personalidade para se adequar ao trabalho. Requer uma série de coleta e revisão de currículos, realização de entrevistas de emprego e, finalmente, seleção e integração de um funcionário para começar a trabalhar para a organização.

O que faz um bom processo de recrutamento?

Um bom processo de recrutamento permite encontrar candidatos qualificados com rapidez e eficiência. O processo requer planejamento e avaliação constante.

O processo de recrutamento deve ser otimizado para que cada membro da equipe tenha as ferramentas e os recursos necessários para sua etapa no processo. Por exemplo, se um gerente é encarregado de realizar entrevistas, o recrutador ou gerente de RH deve facilitar o processo, fornecendo ao gerente um currículo impresso e um histórico do funcionário antes do início da entrevista.

O recrutador ou gerente de RH também deve informar o candidato sobre o cronograma completo da entrevista, para que não fique pensando sobre as etapas futuras do processo.

Aqui estão outros elementos importantes de um sólido processo de recrutamento:

Maximizar automação

Use um sistema de busca de candidatos para maximizar suas necessidades de automação. Você poderá automatizar onde está publicando listas de empregos, rastrear o número de candidatos e filtrar currículos para encontrar os candidatos mais qualificados. Com todo o tempo economizado, você poderá gastar mais tempo promovendo relacionamentos com possíveis contratações.

Tomar decisões orientadas por dados

Invista em um sistema abrangente de análise de dados para ver quantas pessoas se candidataram a um emprego, quantas pessoas foram entrevistadas, de onde vieram os melhores candidatos etc. A reflexão sobre o processo com cada contratação ajudará a melhorar o processo de recrutamento ao longo do tempo.

Criar um programa de indicação de funcionários

Crie um programa de indicação de funcionários para envolver seus funcionários no processo de recrutamento. Eles estarão mais motivados a divulgar a abertura e provavelmente o levarão a candidatos mais qualificados para o cargo. As organizações que usam as redes de seus funcionários podem ter um grupo de talentos dez vezes maior para recrutar.

Agora que você sabe como é um bom processo de recrutamento, como cria um para o seu negócio?

Etapas para o processo de recrutamento

Dividimos tudo em etapas simples e acionáveis ​​do processo de recrutamento:

1. Identifique suas necessidades

Crie uma lista de necessidades antes de criar um anúncio de emprego. Pode parecer fácil identificar a necessidade de contratação ao substituir um funcionário que acabou de sair, mas a tarefa fica mais difícil se você estiver criando uma nova posição ou mudando as responsabilidades de uma função.

2. Crie um plano de recrutamento

Economize tempo e energia criando um plano de recrutamento. Crie estratégias para as melhores maneiras de divulgar o trabalho. Determine quem irá revisar os currículos, agendar entrevistas e decidir sobre o candidato certo.

3. Comece a pesquisar

Use as ferramentas de recrutamento de palavras-chave para reduzir o tempo de pesquisa durante o processo de recrutamento. Essa pode ser a parte mais demorada do recrutamento, e as ferramentas de palavras-chave podem eliminar candidatos não qualificados.

4. Recrute candidatos de primeira linha

Os melhores candidatos provavelmente têm muitas opções e você precisará manter a comunicação oportuna ou eles rapidamente passarão para outras oportunidades. Use um aplicativo de contratação móvel para analisar os principais candidatos rapidamente, diretamente no seu smartphone, esteja você no escritório ou em trânsito.

5. Realize uma triagem de telefone

Quando estiver de olho em determinados candidatos, realize uma triagem por telefone para restringir o processo de seleção e verifique se deseja reservar um tempo para entrevistar o candidato pessoalmente. Faça uma lista das melhores perguntas da entrevista antes de começar.

6. Entrevista em pessoa

As entrevistas devem ser realizadas logo após uma triagem por telefone – de preferência dentro de uma semana. O processo não deve demorar muito, ou os candidatos podem perder o interesse. Comunique-se com o entrevistado sobre onde você está no processo e quanto tempo levará para retornar a ele com sua decisão. E não se esqueça de acompanhar, mesmo se você decidir que não é um bom ajuste.

7. Oferecendo o trabalho

Só porque você oferece um emprego a um funcionário, não significa que ele aceite. Tome muito cuidado nesta etapa do processo para apresentar uma oferta desejável que o candidato não desejará deixar passar. Mais de 90% das pessoas que relatam ser contatadas por um gerente podem fazê-las aceitar uma oferta de emprego mais rapidamente, portanto, não tenha medo de entrar em contato. Mas espere que o processo leve tempo e esteja pronto para negociar salários e benefícios .

8. Integração de um novo funcionário

Agora que você determinou qual candidato se juntará à sua equipe, o verdadeiro trabalho começa. Implemente um novo processo de integração de contratação para que o candidato tenha uma experiência positiva e possa mergulhar facilmente no trabalho para o qual os contratou.

Seguindo essas etapas e diretrizes, você estará no caminho de encontrar um candidato qualificado para sua organização. O processo de recrutamento pode ser complicado, mas vale a pena investir tempo na sua estratégia. Boa sorte!