Como medir a satisfação dos funcionários

Seus funcionários estão satisfeitos? Você pode adivinhar ou pode realmente medir a satisfação deles usando uma pesquisa de satisfação do funcionário. Segundo um relatório, apenas 45% dos trabalhadores afirmam estar satisfeitos ou extremamente satisfeitos com seus empregos.

Se esse número o surpreender, quaisquer palpites malucos que você fizer definitivamente não o ajudarão a melhorar sua organização e é hora de aprender como medir a satisfação dos seus profissionais.

Os benefícios de medir a satisfação dos funcionários

Antes de se apressar para avaliar a satisfação dos seus colaboradores, é melhor ter uma base sólida sobre o que isso realmente significa e por que é tão benéfico medir. Satisfação dos funcionários é um termo usado para descrever como cada pessoa está com aspectos de seu trabalho, como a experiência e a empresa em que trabalham. Às vezes, as pessoas usam a satisfação e o envolvimento dos funcionários de forma intercambiável, mas, embora estejam ligados, não significam a mesma coisa. O envolvimento está vinculado à produção, que pode ser influenciado pela satisfação com o trabalho e com a organização.

Funcionários felizes significam uma empresa mais feliz; portanto, acompanhar a satisfação dos funcionários ao longo do tempo pode fornecer uma boa imagem da saúde geral da sua organização. Aqui estão cinco grandes benefícios de medir a satisfação dos funcionários:

1. Reduzir a rotatividade

Uma mesa de pingue-pongue não será suficiente para manter seus melhores funcionários se eles não se sentirem valorizados e satisfeitos com o trabalho deles. Descobrir o que realmente importa para suas equipes, para que você possa remover barreiras e criar um ambiente de trabalho positivo, ajudará a manter seus funcionários por muito tempo.

2. Melhore sua marca

Ao criar um local melhor para trabalhar, você verá um aumento positivo no moral dos funcionários e também verá muito mais candidatos de alto nível desejando trabalhar para você.

3. Aumente a produtividade

Os funcionários infelizes não têm uma grande reputação por permanecerem produtivos no trabalho, e esses trabalhadores custam um significativo valor financeiro a cada ano. Medir a satisfação dos funcionários pode fornecer os dados necessários para direcionar iniciativas para aumentar a produtividade da força de trabalho e para medir a eficácia dessas iniciativas ao longo do tempo.

4. Obtenha feedback dos funcionários

O feedback de seus funcionários revelará áreas cruciais para melhorias, uma vez que eles geralmente têm muito a dizer. Muito mais do que você imagina. E merecem a chance de dar um feedback honesto. Uma caminhada pelo escritório não pode fornecer o tipo de dados que uma pesquisa ou relatório pode oferecer.

Agora que você sabe por que medir a satisfação dos funcionários será benéfico, a grande questão é como medir a satisfação dos funcionários. Boas notícias! Você está prestes a descobrir.

Como medir a satisfação no trabalho  

Independentemente de você coletar dados de satisfação no trabalho, é importante manter as respostas anônimas. “O bom desses tipos de pesquisas é que você pode realizá-las de uma maneira que faça com que os funcionários se sintam à vontade para compartilhar o que precisam para que a empresa possa tomar decisões”, diz Jack Altman, CEO e cofundador da Lattice.

Qualquer bom líder quer que seus funcionários fiquem satisfeitos, mas é difícil avaliar realmente como os funcionários estão satisfeitos sem feedback regular, consistente e anônimo.

Para realmente melhorar e crescer, você precisa da contribuição de seus funcionários e acompanhamento das equipes de RH e liderança. Independentemente do sistema que você optar para medição da satisfação especificamente para sua organização, transformar essas informações em ação ajudará você a aumentar sua pontuação, aumentar o feedback positivo e criar um lugar incrível para se trabalhar.