Assessment: o que é e como usar na sua empresa

Provavelmente em seu ambiente de trabalho ou estudo você já teve a oportunidade de observar alguns colegas, e se questionou se realmente ele possui as características para tal cargo.

Outro ponto a ser destacado é que se você se conhecesse ao máximo, se sairia melhor em diversas situações do dia a dia, e isso é fato!

Não é apenas você que pensa isso, as empresas também pensam da mesma forma. Afinal querem alocar as pessoas em suas melhores posições para que possam extrair o máximo desempenho dela.

Mas para realizar todo esse procedimento é necessário ajuda de algumas ferramentas e técnicas, e é aí que o Assessment entra em ação. Venha com a gente, que vamos te explicar tudo sobre esse termo. 

O que é Assessment?  

Assessment é um termo inglês e significa “avaliação”. Esse termo pode ser compreendido como um conjunto de ferramentas e técnicas para identificar o perfil comportamental e cultural das pessoas. Isso possibilita um aprofundamento em seu autoconhecimento e uma busca por pontos de melhorias.

Como funciona o Assessment?

O Assessment não possui um método totalmente padronizado a ser utilizado, pode ser feito de acordo com a necessidade e podem ocorrer modificações. Geralmente, as avaliações comportamentais dos indivíduos ocorrem de forma rápida, cerca de 10 minutos, e é realizada por meio de um questionário. O questionário deve ser respondido pela pessoa avaliada, sem interferência alguma do avaliador.  

Quando e onde utilizar?  

Não existe uma regra para definir onde o Assessment pode ser implementado. Entretanto, existem alguns cenários já mapeados em que os benefícios do Assessment ajudam o seu RH, como:  

Seleção de novos funcionários

Na seleção, o Assessment te auxiliará diretamente analisando as características dos indivíduo e verificando realmente se ele está alinhado com a sua empresa, para que possam colher resultados juntos. Afinal, escolher o melhor profissional para a vaga é fundamental.

Diagnóstico interno

Com a possibilidade de realizar um diagnóstico interno, é possível identificar pontos de melhoria nos processos, visando o aumento da aumento da motivação e desempenho dos colaboradores. Com isso, pode-se tomar decisões estratégicas para desenvolver o seu negócio de acordo com essas necessidades.

Desenvolvimento dos colaboradores

Outro ponto interessante é o desenvolvimento dos colaboradores. Se o objetivo de sua empresa é querer atingir níveis ótimos e possuir colaboradores excelentes e com máximo desempenho, não é preciso investir apenas no conhecimento técnico, mas é necessário investir também no autoconhecimento e desenvolvimento emocional e cognitivo deles.

Planejamento de carreira

A ferramenta de planejamento de carreira ajudará no seu autoconhecimento, tendo ciência de suas características, vícios e ações. Dadas essas informações, é possível identificar grandes potenciais e oportunidades a serem aproveitadas ou desenvolvidas para que se possa alcançar os objetivos do seu plano de carreira.

Reduções de custos

O Assessment pode ajudar em reduções de custos de contratação e demissão, por conta dos colaboradores estarem em seus devidos lugares, fazendo algo alinhado com suas características e motivados. Por último, vale ressaltar que o Assessment é largamente utilizado no processo de Coaching, através do Coaching Assessment. Tem por objetivo o auxílio para uma maior eficiência nos recursos humanos e gestão.

Tipos de Assessment

Agora que você já entendeu sobre o Assessment, podemos prosseguir entendendo os tipos e quais as características específicas de cada um. Existem 3 tipos de Assessment, são eles:

Assessment Pessoal

Possui foco nas características do indivíduo, com o objetivo de analisar essas características e indicar qual seria a melhor alocação desse indivíduo dentro das posições da equipe. Resumindo, ele busca verificar a relação entre a capacidade da pessoa e suas competências para exercer determinada função.

Assessment Cultural

É capaz de observar todo aquele lado motivacional e emotivo da pessoa, analisando os desejos em comum e se serão atendidos. Com isso, é possível ver o que ela almeja e se está alinhada com a empresa, pois esse sincronismo é ideal para obter bons resultados.

Assessment para Desempenho

Procura informações sobre a produtividade pessoal e da empresa, tentando observar aquilo que está por trás dos resultados. Porém, é um tipo não muito utilizado por conta de ser baseado nos comentários de um avaliador, e essa avaliação é imprecisa devido aos avaliadores possuírem visões e características diferentes, principalmente quando o assunto é queda de desempenho.

Ferramentas de Assessment

Para obter sucesso no Assessment, é necessário fazer uso de algumas ferramentas essenciais que auxiliam a obter os padrões e características das pessoas. Vamos lá, veja agora as 3 ferramentas mais utilizadas:

DISC

O DISC é a ferramenta preferida do Assessment, sendo mais utilizada pela sua eficiência e praticidade. Com ela é possível identificar as tendências comportamentais, que são 4: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela. Com isso, é possível analisar em qual faixa o colaborador mais se encaixa e comparar se o seu perfil está alinhado com as características que seu cargo exige. É utilizada também para os processos de seleção, gerenciamento de conflitos e desenvolvimento pessoal.

Assessment de Competências

Com o Assessment de competência é possível extrair as habilidades intelectuais do indivíduo, analisando a capacidade de resolver problemas e o seu raciocínio abstrato.

Avaliação de Inteligência Emocional

É uma ferramenta utilizada tanto na vida pessoal quanto na profissional. A partir de uma identificação dos pontos positivos e negativos resultante de suas emoções. O objetivo principal é que coloquem em prática esses pontos fortes da inteligência emocional para lidar em conflitos e situações fora de controle.