13 maneiras de permanecer positivo no trabalho

Como profissional de RH, você está sempre de bom humor, espalhando alegria onde quer que vá. Espere, o que é isso? Você não está sempre de bom humor? Às vezes você só quer apertar uma bola de estresse até ela explodir?

Ninguém pode permanecer positivo no trabalho 100% do tempo, é claro. Mas no RH, sua atitude é contagiosa – porque você interage com todos, desde a equipe executiva até o mais novo contratado, seu bom ou mau humor pode afetar toda a organização. É importante para você e sua equipe dar o exemplo certo e manter uma atitude positiva no local de trabalho o mais rápido possível.

Fazer isso pode ajudar a sua equipe inteira a ter um desempenho melhor, sem mencionar que há muitos benefícios físicos e mentais também. Com isso em mente, aqui estão 13 idéias de como permanecer positivo no trabalho:

1. Desenvolva uma sólida rotina matinal.

Você não precisa ser uma pessoa da manhã para começar bem o dia. Você pode não querer correr por uma hora enquanto ouve música animada ou preparar um grande café da manhã com três pratos antes do trabalho, e tudo bem. Talvez a rotina que funcione para você seja um banho quente e um podcast favorito. O que quer que o deixe de bom humor, faça isso todos os dias. Ao mesmo tempo, tente eliminar os hábitos matinais que causam estresse ou definir o tom errado para o dia – como verificar seu telefone assim que você acordar . Eliminar o negativo e substituí-lo pelo positivo para tornar sua rotina matinal atendê-lo.

2. Pratique gratidão.

Se você mantém um diário de gratidão ou faz questão de reconhecer coisas pelas quais agradece todos os dias, permanecer positivo no trabalho é mais fácil quando você lidera com gratidão. Tente expressá-lo verbalmente regularmente ou realizando atos aleatórios de bondade para pagar adiante. Você se sentirá bem consigo mesmo e com os outros (e poderá viver um pouco mais ).

3. Viver saudável.

Faça da sua saúde uma prioridade. Faça exercícios regularmente e junte-os a relaxar e meditar. Entre os exercícios regulares, sorria e ria o mais rápido possível. Como na maioria dos exercícios, às vezes você pode não estar disposto a fazer isso, mas quanto mais você sorrir e rir, melhor será (e melhor se sentirá). Além disso, mantenha uma dieta saudável, mantenha-se adequadamente hidratado e verifique se está dormindo o suficiente.

4. Comemore frequentemente.

Você não precisa organizar uma festa todos os dias, mas reconhecer o excelente desempenho de seus colegas de trabalho e celebrar seus sucessos (grandes e pequenos) pode ajudar todos a permanecerem mais positivos no trabalho. E esse reconhecimento não precisa ser caro: embora os bônus e aumentos continuem sendo a forma preferida de recompensa e reconhecimento, 25% dos funcionários disseram que ficariam mais felizes com um simples “obrigado”. Quando você começa a oferecer mais frequente e sincera reconhecimento, muitas pessoas responderão em espécie. Em breve, toda a sua organização poderá adotar uma cultura de positividade e reconhecimento que os levará adiante para o próximo sucesso.

5. Continue aprendendo.

Seja uma nova habilidade profissional ou um interesse pessoal, continue aprendendo. Leia bons livros. Pegue novos hobbies. Tente algo que assusta você. A positividade vem da apreciação de tudo o que o mundo tem a oferecer, e podemos esquecer o brilho do mundo quando pararmos de aprender coisas novas.

6. Faça pausas.

É uma pena que as pessoas não venham com baterias incluídas. Porque assim saberíamos quando precisamos recarregar. Do jeito que está, com muita freqüência continuamos até ficarmos esgotados ; nesse ponto, tentar permanecer positivo no trabalho (e em qualquer outro lugar) é quase impossível. Faça pequenas pausas durante o dia de trabalho e, quando estiver realmente atrasado, tire férias. Se você tiver a chance de descansar e se recuperar, ficará mais produtivo e feliz.

7. Mantenha o equilíbrio.

Arranje tempo para as pessoas mais importantes da sua vida, ou seja, sua família e entes queridos. Se sua vida pessoal estiver em ordem e você estiver em um relacionamento saudável fora do trabalho, ela se espalhará para o seu trabalho de uma maneira boa (e o oposto também é verdadeiro). Nunca subestime a importância de um sólido equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

8. Faça seus colegas de trabalho seus amigos.

É sempre mais fácil ficar de bom humor entre os amigos, então faça seus colegas de trabalho amigos! Ao desenvolver amizades com colegas de trabalho, navegue em direção a pessoas positivas. É claro que seja amigável com todos, mas tome cuidado para não passar muito tempo com aqueles que estão descontentes ou fofoqueiros. Eles podem começar a se desgastar, levando você a um beco sem saída de negatividade.

9. Decore seu espaço de trabalho.

É uma coisa pequena, mas se sua mesa for desconfortável ou estéril, ela o afetará. Torne seu espaço de trabalho próprio. Se isso significa que está coberto de fotos de família ou parafernália de Guerra nas Estrelas, você deve se cercar das coisas que o lembram de ser feliz e positivo.

10. Estabeleça metas realistas.

Se você estiver definindo metas realistas e realizáveis ​​regularmente, sempre se sentirá realizado. Mas se seus objetivos não forem realistas, você sempre se sentirá atrasado, como se estivesse falhando. Metas irrealistas de “alongamento” podem motivá-lo por um tempo, mas, eventualmente, elas levarão a sentimentos e atitudes negativos.

11. Concentre-se em seus pontos fortes.

Você foi contratado para o seu trabalho, porque há certas coisas que você faz muito bem. Tanto quanto possível, concentre-se nessas coisas e mantenha a cabeça erguida. Nesse local de confiança, você deve selecionar uma ou duas fraquezas de cada vez para trabalhar. Tentar abordar toda a lista de uma vez é uma maneira rápida de esgotar-se, perder a confiança e tornar-se pessimista. Por outro lado, fazer pequenas melhorias ao longo do tempo à medida que você se apoia nos seus pontos fortes é uma ótima maneira de permanecer positivo.

12. Seja criativo.

Criar algo – seja uma obra de arte ou uma solução inovadora de RH – traz satisfação pessoal. E quando você está criando algo que irá melhorar sua empresa, todos estão melhor. Outros serão gratos por você, você será grato por seus elogios, eles serão gratos por sua gratidão, e assim por diante. É um círculo de bondade.

13. Encontre o positivo.

Mantenha uma visão positiva e otimista em relação a outras pessoas e coisas. Quando pensamentos negativos surgirem, ou as pessoas parecerem estar agindo mal, procure o positivo. Suponha que as pessoas estejam se esforçando ao máximo e queiram trabalhar com você para encontrar a melhor solução. Você ficará surpreso com o quanto de bom existe em todas as situações. Basta procurar!

Há muito o que gostar neste mundo. Agora vá espalhar alguma positividade!